IV Seminário Oco – Prazo de submissão 31/08

22/08/2023 10:06

IV Seminário Oco: Lances Enlaces – 2 a 6 de outubro de 2023

LANCES ENLACES: assim chamamos a nova cartada do núcleo oco de arte(s), reiterando a demanda que se apresentava no seminário do ano passado – reagrupar, reocupar. As inquietações que nos assombram, sendo outras, são as mesmas: embora uma página política tenha sido virada, laços comunitários continuam por um fio. Por essa razão, o evento aposta numa levada ativa, propositiva e como sempre coletivizante da “partilha de reelaborações do presente”.
As ruínas estão em construção, isto é, em desconstrução: se os lances enlaces partem do comum e da recipropriedade, não vamos propor nenhum novo cercamento, vamos trabalhar sobre essas ruínas e restos, vamos separar o trigo do trigo, vamos juntar alhos com alhos. Como já anunciava Cacaso nos anos 70, em “ecologia”, a natureza está ficando desarvorada. Em “natureza-morta”, outro poema do mesmo livrinho cartonero, o poeta dizia que “toda coisa que vive é um relâmpago”, do que se deriva, ecoando as ocas primaveras, que mesmo a natureza-morta (still life) ainda vive (Nachleben).
São esses lances enlaces relâmpagos pirilampos que propomos elaborar e imaginar, virar e revirar, perscrutar e investigar, porque, se a natureza compõe “partes sem um Todo” (como diria Caeiro), vemos relâmpagos vivos e a fim, muito a fim, de desacelerar a extinção em curso. E, nesse sentido, floresce a questão: como (re)criar o presente e (re)inventar formas de vida?
Para tanto, convidamos aqui à ocupação deste quarto Oco, para quiçá fazermos mais uma vez pulsar o vazio.
A quarta edição do seminário receberá reflexões que, no âmbito das artes em geral e da literatura em particular, toquem essas questões.
As inscrições para comunicação oral devem ser realizadas até 21 de agosto de 2023. O evento ocorrerá entre os dias 02 e 06 de outubro, no campus da ilha do Desterro da Universidade Federal de Santa Catarina. As propostas devem ser enviadas para o e-mail: seminario.oco@gmail.com contendo nome completo, vínculo institucional, título do trabalho, resumo (entre 200 e 300 palavras), palavras-chave e referências básicas.

núcleo oco de arte(s)
IV Seminário Oco: Lances Enlaces 2 a 6 de outubro de 2023.

As inscrições para comunicação oral foram prorrogadas até dia 31 de agosto de 2023.