Chamada para submissão: A ponta da curva – amor e palavra em tempos de cólera

18/05/2020 11:28

O NELIC informa a abertura da chamada para submissões ao Boletim de Pesquisa do NELIC v.19 n.32 (2020).

A ponta da curva – amor e palavra em tempos de cólera

No romance de Gabriel García Márquez aludido no título dessa convocatória o tempo, definido como sucessão cronológica, é menos determinante que a compulsão, com seus afetos, suas perversões e desejos. É possível dizer que ao fracionamento decorrente da simples sucessão opõe-se, na narrativa, não só o amor à palavra mas também a palavra do amor, ambos irmanados pela exigência de engajamento que requerem. Amor e palavra, no contexto colérico construído por García Márquez, constituem espécies paradigmáticas, isto é, casos com potencial de tornar inteligível uma nova articulação de poderes e dizeres, cuja coerência será também por eles assegurada. Esta será mais ou menos sofrível conforme sejam eles vistos como modelares ou exemplares. Considerados modelares confinarão com regras pré-definidas, algo a ser seguido, imitado. Se exemplares atuarão ao modo de um paradigma, ou de um exemplo que, nas palavras de Giorgio Agamben, permitirão “reunir enunciados e práticas discursivas em um novo conjunto inteligível e em um novo contexto problemático.”[1] O confronto é então entre um binarismo básico, regido por oposições simples, e uma tensão polar cujos termos, tal como imaginados por Aby Warburg, ao oscilarem no espaço infinito demarcado pelos extremos, exibem configurações antes insuspeitas, particulares e eventuais. Essa dinâmica encrespada, ou plena de crispação, possibilita discernir e entretecer relações paradigmáticas pontualmente compreensíveis, cuja emersão ocorre sobretudo em intervalos nos quais singularidades, expondo o ser em comum por elas partilhado (Jean-Luc Nancy), jogam entre si, oscilando nos ritmos dos sentidos e sensações que as atravessam.

Vale lembrar que uma dinâmica como tal é característica dos procedimentos poéticos, no sentido amplo, e fundamental para qualquer  processo cognitivo atento aos devires sociais, políticos e éticos. Em um momento histórico em que saberes, dizeres e intervenções artísticas são colocados sob um regime no qual a exceção mais e mais vai se disfarçando de regra, o Boletim de pesquisa Nelic convoca pesquisadores e pesquisadoras interessados em submeter seus ensaios à presente chamada temática, cujo foco privilegia reflexões sobre as complexas relações entre os anseios libertários das artes e as políticas disciplinares propostas, senão impostas, nesse momento histórico, no Brasil e em diversos outros países.

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 8 de setembro de 2020.  Serão aceitos artigos referentes à temática proposta, além de traduções e artigos de temática livre. Confira as diretrizes para autores em https://periodicos.ufsc.br/index.php/nelic/about/submissions#authorGuidelines.

Editado desde 1997 pelo Núcleo de Estudos Literários & Culturais da UFSC, o Boletim de Pesquisa Nelic é voltado à publicação de textos acadêmicos na área de literatura e cultura contemporâneas, e conta com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros.
Com periodicidade semestral e fluxo de submissões contínuo, atualmente encontra-se indexado em 22 plataformas de pesquisa, dentre as quais ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences); EZB (Electronic Journals Library) CiteFactor; MLA (Modern Language Association); DOAJ (Directory of Open Acces Journals); Latindex e Diadorim.

Para mais informações e acessar todas as edições do Boletim de Pesquisa NELIC, acesse https://periodicos.ufsc.br/index.php/nelic.

 

[1] Giorgio Agamben, “¿Qué es un paradigma?”, em Signatura rerum (Sobre el método), tradução de Flavia Costa e Mercedes Ruvituso, Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2009; p. 26