TCCs

Abrir uma revista pelo seu verso: um itinerário através da Revista Brasileira de Poesia

Carlos Speck Pereira
Orientadora: Maria Lucia de Barros Camargo
2020

Resumo: A partir de textos de Domingos Carvalho da Silva, este trabalho pretende propor uma leitura para a Revista Brasileira de Poesia, periódico literário publicado entre 1947 e 1956 e peça importante para a chamada Geração de 45. Através da leitura da revista, depreende-se que suas seções finais (“Os poetas deste número”, “Noticiário”, “Arquivo” e “Bibliografia”) são fundamentais para contato com gestos de edição anteriores à sua materialidade e, consequentemente, com a geminação do poeta, do arquivista e do crítico de poesia. No espaço da revista percebe-se a presença da tradição moderna do fazer poético (cujo status de tradição há pouco se impunha) ora como matéria citada mas contestada, ora como desejo de pertencimento via extensão ou prolongamento. Essa flutuação, ao lado de verdadeiros embates de crítica literária e posições insistentes, permite o questionamento de pontos pacificados pela tradição crítica relacionada à concepção convencional em torno daquele grupo marcado por tensões.

***

Ossos de borboleta sob um céu-e(c)lipse: as dobras sem órgãos na coleção de Régis Bonvicino

Fernando Floriani Petry
Orientadora: Maria Lucia de Barros Camargo
2009

Resumo: Este trabalho procura manobrar as operações acerca dos mundos de sentidos articuladas em Jean-Luc Nancy – El sentido del mundo – com as considerações de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre “como criar para si um corpo sem órgãos”. Partindo desses filósofos franceses, objetivamos estabelecer as correspondências entre sentido, verdade e deserto através das experimentações poéticas de Régis Bonvicino, principalmente em alguns poemas dos livros Ossos de Borboleta, Céu-Eclipse, Remorso do Cosmos e Página Órfã, a fim de articular a proposta de uma Política máxima da vida. Questionando o que adotamos por sentido natural ou verdade, o percurso trilhado por esse trabalho é o de percorrer os caminhos triviais que a poesia trivial de Bonvicino nos incita, lendo, através das imagens de ossos de borboleta, borboflores, florbelhas, flormigas, na imagem do panapaná – a coleção de borboletas – a possibilidade de adotarmos a atitude de criarmos para nós mesmos um corpo sem órgãos.

***

Penetrando uma antologia: Anhembi (ou: de poesia e de revistas com dois paulos)

George Luiz França
Orientadora: Maria Lucia de Barros Camargo
2006

Resumo: O trabalho aborda os dezenove primeiros números da revista Anhembi, publicada em São Paulo entre dezembro de 1950 e novembro de 1962.

***

Poesia (d)e resistência: a poesia no alternativo Versus

Jeferson Candido
Orientadora: Maria Lucia de Barros Camargo
2004

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mapear e discutir a presença da poesia no jornal alternativo Versus – editado em São Paulo, em circulação de outubro de 1975 a outubro de 1979 – detendo-se, ao final, na discussão do caráter da poesia enquanto forma de “resistência” ao autoritarismo então vigente. O trabalho conta ainda com uma breve antologia dos poemas publicados no jornal.

***

 Revista Civilização Brasileira: a supremacia do intelectual engajado ou o império da história

Cristiano Pinheiro de Paula Couto
Orientadora: Maria Lucia de Barros Camargo
2004

Resumo: O trabalho tem como objeto de investigação a Revista Civilização Brasileira, publicada pela Editora Civilização Brasileira, do editor Ênio Silveira, que exerceu profunda influência no campo das esquerdas durante os quatro primeiros anos da ditadura militar no Brasil, saindo compulsoriamente de circulação em 1968 em decorrência da escalada do autoritarismo e da arbitrariedade da censura.